Ferreira concluiu o último dia da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco em Torres Vedras a 6.24,9 minutos do vencedor, o seu rival na luta pelo título João Dias (Can Am), com o campeão de 2023, Tiago Reis (Taurus), na segunda posição, a 5.01,3 minutos do vencedor.
"Fizemos uma prova extremamente boa, conseguimos a nossa primeira vitória à geral neste campeonato, o que comprova que merecemos estar nesta luta até ao fim. O João Ferreira é um justo vencedor do campeonato", sublinhou João Dias, vencedor da Baja do Oeste.
Com estes resultados, o novo campeão termina o campeonato com 136 pontos, mais 13 do que João Dias, que fechou a temporada com 123.
"Queria começar por dar os parabéns ao João Dias pelo excelente ritmo que conseguiu impor e pela sua primeira vitória. Nós gerimos a corrida de trás para a frente, atacámos quando sentimos que era necessário, mas gerimos muito e somámos os pontos necessários para a conquista do título", começou por dizer.
O piloto leiriense, de 25 anos, conquistou o seu segundo título absoluto, depois de ter sido campeão em 2022.
Já o navegador Filipe Palmeiro estreou-se a vencer o campeonato. "Quero dar os parabéns ao Filipe Palmeiro, meu navegador, que conquista o seu primeiro título absoluto. Ele é o meu braço direito e esquerdo nesta aventura e por isso é muito merecido que consiga este triunfo," sublinhou João Ferreira.
João Ferreira e Filipe Palmeiro, que também já garantiram a participação no Rali Dakar de todo-o-terreno de 2025 no Mini da categoria T1+, avançam agora para o terceiro objetivo da temporada, a conquista da Taça do Mundo de Bajas, depois de já terem garantido os respetivos títulos nacional e europeu. A dupla participará já no próximo fim de semana na Baja da Jordânia,penúltima ronda da Taça do Mundo.
Já segundo lugar entre os T1, 16.º da geral, permitiu a Edgar Condenso (Ford) sagrar-se campeão dessa categoria enquanto o neerlandês Johannes Senders (Toyota Hylux) venceu a categoria T8.
Nas motas, o já campeão Bruno Santos (Husqvarna) venceu a corrida, com 5.31,6 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, Tomás Dias (Honda), e 12.45,4 sobre o francês Christophe Lajouanie (Sherco), que foi terceiro.
Pedro Bianchi Prata (Honda) foi 19.º classificado mas o resultado foi suficiente para se sagrar pentacampeão mundial de Bajas na categoria de Veteranos.
Nos quads, o transmontano Luís Fernandes (Yamaha) venceu a prova, sagrando-se campeão Nacional e Europeu de Bajas.