Mais acessível que o Austral e mais espaçoso que o Captur. O Renault Symbioz chegou ao mercado com uma meta definida e depois de termos feito quase 600 quilómetros ao volante deste SUV do segmento C, temos que partilhar que houve um aspeto que nos deixou particularmente agradados: o consumo.
A Renault não quis ser demasiado otimista quando anunciou um consumo médio de 4,7 litros/100km. Entre uma condução de autoestrada e de cidade alcançámos um valor abaixo dos 5 litros, o que comprova que a motorização deste Symbioz rima com poupança.
Por falar em motorização, importa salientar que este modelo está disponível apenas com um bloco E-Tech full hybrid de 145 cv. Munido de um motor térmico e dois motores elétricos, o Symbioz pode circular 80% livre de emissões e atingir uma autonomia de 1000 km.
Com um preço a começar nos 34.500 euros, a versão que ensaiámos tinha o nível de equipamento Iconic, o novo sistema multimédia openR link de 10,4'' com Google integrado, sistema de som da Harman Kardon e teto panorâmico opacificante solarbay. O que é isto? De uma forma simples, este tejadilho, desenvolvido pela Renault em conjunto com a Saint Gobain, permite que o condutor escolha entre deixar o sol invadir o habitáculo ou mantê-lo fora, mas deixar apenas a luz entrar. Com uma espessura de apenas 30 mm, o teto Solarbay é feito de oito camadas para assegurar um conforto térmico, tanto no verão, como no inverno, e protege até 85% dos raios solares.
Espaço e segurança para toda a família
Conforme referimos no início do artigo, a Renault quis que o Symbioz fosse uma espécie de Captur com mais espaço. E é aqui que entra o banco traseiro que oferece a capacidade de deslizar 16 centímetros. Os ocupantes sentem-se apertados? Basta chegar o banco um pouco atrás e ganham mais espaço.
Já que estamos neste capítulo torna-se impossível não falar no espaço da bagageira. O Symbioz oferece um total de 624 litros de capacidade de carga, sendo que ao rebater os bancos pode ter até 1.582 litros.
Ter espaço é bom, mas sentirmo-nos seguros também. E a Renault não deixou a segurança por mãos alheias. O Symbioz conta com um total de... 29 ajudas à condução. Sistema de travagem ativa de emergência com deteção de peões, (moto)ciclistas e função de cruzamento, alerta de ângulo morto e prevenção de saída da faixa de rodagem em ultrapassagem ou câmara 3D com visão 360º são alguns dos extras que tivemos à disposição.
Leia Também: Barato e bom também existe. A prova é o Dacia Duster bi-fuel